Chiclete Faz bem a saúde

postado por Unknown

Antes muito criticado por dentistas, por causar cáries, os chicletes eram motivo de repreensão. Hoje, isso já não é mais uma realidade. A maioria dos chicletes é feita sem açúcar e por isso não causa cáries, fazendo com que o hábito de mascar chicletes não seja mais tão reprovado.

Os benefícios do consumo de chiclete sem açúcar

Uma das vantagens de mascar chiclete é que restos que ficam grudados nos dentes se juntam ao chiclete enquanto você o mastiga. Desta forma você se livra destas “sujeiras” ao jogar fora o chiclete.
Outro ponto positivo de mascar chicletes é que esse hábito estimula a salivação fazendo com que haja maior prevenção do surgimento de cáries. Afinal a salivação é um dos principais mecanismos que evitam seu aparecimento.
Como ao nos alimentarmos o pH da boca fica mais ácido, os dentes perdem minerais como fosfato e cálcio para equilibrar a acidez. Porém, ao mascar goma sem açúcar, a quantidade de saliva aumenta e devido ao fato dela conter fosfato e cálcio, esses minerais não precisam ser retirados da dentição.
Além disso, essa concentração de minerais na saliva faz com que o esmalte dos dentes seja recuperado com mais sucesso. Cada vez que se mastiga chiclete, a boca solta uma saliva nova e repleta de fosfato e cálcio para auxiliar na remineralizarão do esmalte. Alguns chicletes contêm recaldent – uma substância que é rica nestes minerais e facilita ainda mais o processo.
A mastigação saudável dos chicletes não deve passar dos vinte minutos e deve ser feita preferencialmente logo após uma refeição. Vale ressaltar, ainda, que mascar chiclete não substitui a escovação e a limpeza com fio dental apesar dos seus inúmeros benefícios para a saúde bucal.
Entretanto, as restrições ao consumo dos chicletes que contém açúcar continuam sendo as mesmas, especialmente quando se trata de crianças. O consumo dos chicletes, mesmo aqueles sem açúcar, também deve ser controlado nos casos de gastrite e refluxo, pois mascar o chiclete faz com que o estômago produza mais suco gástrico e nos casos de DTM (distúrbio temporomandibular) porque pode aumentar a tensão na mandíbula e agravar o problema.


Créditos para Dicasdemulher





0 comentários:

Postar um comentário

Olá. Seja bem-vindo ao meu Cantinho. Sinta-se à vontade para deixar sua opinião, mas lembre-se que ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitas, assim como comentários anônimos.